A culinária brasileira está destacada entre as melhores do mundo. Isso é verdade e eu posso afirmar. Além disso, se já é assim, pense só nas receitas de vó de Minas Gerais – Brasil! Muitos mineiros têm uma lembrança inesquecível de uma comida de vó, por mais simples que fosse. A comida de vó sempre era farta nos tempos de infância e com gosto “divino”. Eu posso sentir o cheiro e o paladar das batatas fritas que minha avó fazia, daquele arroz doce ou canjica que só ela sabia fazer, ou até mesmo do doce de leite com queijo, ou do café feito no coador de pano. Que saudades! Minha vozinha, infelizmente, partiu para o céu, mas além de uma saudade gigante, deixou legados para nossa família. Aqui, neste artigo, você pode conferir algumas receitas mineiras de vó. Hummm, deu até fome!
As melhores batatas fritas da vida
Façam essas batatas em casa e depois me contem, um dos melhores sabores que já provaram. Neste artigo, vou revelar os segredos para que, ao prepararem as batatas fritas, fiquem com o gosto das batatas fritas de vó do sul de Minas Gerais. Uma delicia! Tenho certeza que você vai fazer para a família toda.
Escolham batatas médias e cortem-nas em palitos. Coloquem as batatas em um escorredor, que pode ser até de arroz. Temperem as batatas com sal a gosto e uma pequena quantidade de vinagre branco – um dos segredos está aqui, pois o vinagre fará com que as batatas fiquem douradas e secas. Em uma panela, coloquem óleo suficiente para cobrir as batatas e deixem-no esquentar bem. Despejem as batatas na gordura quente e acrescentem logo após dois dentes pequenos de alho e um pouquinho de cebola picada.
Você pode servir junto a comida ou com lanches.
Frango refogado com quiabo
Compre um frango inteiro, geralmente nas frangolândias (um nome bem conhecido em Minas Gerais) ou nos açougues, onde eles já cortam o frango inteiro , tornando nossa vida muito mais prática e rápida. Cortar o frango certinho é para poucos (e eu não estou nesta listagem… rsrs). Continuando, em uma vasilha separada com o frango resfriado (não pode estar congelado), esprema meio limão, adicione um pouco de vinagre branco, sal a gosto e 3 dentes de alho picados, deixando-os separados para que possam pegar o gosto dos ingredientes. Em uma panela, coloque uma colher de óleo e deixe aquecer no fogão. Em seguida, acrescente na gordura quente meia cebola picada e deixe fritar até que fique um pouco queimada. Aqui está o segredo: este toque queimadinho vai deixar o frango mais dourado, como aqueles frangos refogados com sabor de comida de vó.
Coloque o frango na panela no fogo e deixe fritar por um tempo , se você preferir , pode colocar tomate e pimentão, mas o nosso aqui é somente o frango e o quiabo mesmo. Depois que o frango estiver bem dourado, despeje água até quase cobrir e deixe -o cozinhando.
-
Vamos tirar o excesso de “baba” do quiabo , em um outra panela no fogo, coloque um pouco de óleo, o quiabo já cortado em pedaços e com um pouco de limão, despeje na panela até aquecer o suficiente que não tenha mais baba.
Depois misture o quiabo no frango que está cozinhando no fogo, deixe mais um 5 minutinhos e está pronto essa delicia! Me deu até água na boca.
Bolinho de chuva salgado
Meu Deus , que nostalgia bateu aqui agora, me lembro de quando éramos pequenos e nossa avó fazia bolinho de chuva para nós, tomávamos com café . Que tempo bom ! Que saudades! Além de deliciosa, essa receita é super fácil de fazer, e tenho certeza que também poderá ficar na memória das crianças de vocês.
Em um panela , despeje duas xícaras de trigo, dois ovos, pouquinho de sal, duas colheres de queijo ralado e uma colher de fermento em pó. Separe na mesma xícara que usou para medir o trigo, duas medidas de leite. O leite dará a textura correta, pois não pode ficar nem muito mole, porém nem dura a massa. Vai colocando o leite até dar o ponto. Em uma panela com bastante óleo e aquecido ( não muitoo quente e fogo médio, vai controlando o fogo, na hora que estiver muito quente, abaixe o fogo). om uma colher de sopa, pegue massa e despeje na panela como se fizesse uma ” bolinha”. Vai virando o bolinho, não deixe queimar. Hummmmm, que delícia! Sirva com café.
Bolo de fubá
Em uma vasilha batedeira, coloque , um copo de óleo, uma xícara de açúcar, um copo ( americano )de fubá, um copo de leite, uma pitada de sal, 3 ovos e 4 colheres de farinha de trigo. Bata na batedeira por cerca de 15 minutos. acrescente duas colheres de fermento em pó e bata mais 5 minutinhos. Despeje a mistura em uma forma redonda com furo no meio já untada. Leve ao forno pré aquecido por cerca de 15 minutos, cuidado pr não queimar, a massa assa rápido. Vai olhando aos pouquinhos , sem abrir muito o forno. Aguarde esfriar um pouco para que a massa firme, passe uma faca nas laterais para desgrudar, com cuidado para não danificar, e desenforme o bolo por completo.
O bolo de fubá mineiro é uma iguaria tradicional da culinária do estado de Minas Gerais, conhecido por sua textura macia e sabor reconfortante. Além disso, feito com ingredientes simples e tradicionais, este bolo é uma verdadeira delícia que agrada a todos os paladares. Além disso, é bem raro achar alguém que não goste de um bolo de fubá. Aproveite e experimente essa delícia mineira!
E pra terminar este artigo, deixo aqui uma breve carta aberta para querida avó Aparecida que já partiu.
Carta aberta para minha avó
Querida avó Aparecida, que saudade eu tenho das nossas conversas, das suas histórias, das suas risadas. Que saudades eu tenho dos conselhos, das ajudas, do cuidado , do amor incondicional. Fico pensando o quanto a senhora era sábia, inteligente e forte. E o quanto fui privilegiada por conviver tanto tempo com a senhora. Engraçado, foi bastante tempo e foi pouco tempo, na verdade uma vida inteira não seria o suficiente para convivermos juntos.
Tenho tantas saudades! Saudades da sua comida de vó, do seu amor , dos ensinamentos e da doação total. Hoje , somente hoje, depois de tanto tempo, entendi algumas coisas que não entendia em ti. Não entendia, as muitas vezes que renunciava alguma diversão , para nos ver divertir, não entendia como conseguia acordar de madrugada, fazer café bem cedinho e tantas outras demonstrações de amor. Foi isso! Amor. Hoje entendo, hoje já mãe, entendo o que é um amor inexplicável. Hoje te entendo vó. Manda um Beijo pra Jesus e Nossa Senhora, um dia nos veremos novamente. “Bença”.
Por Jenifer Pereira