302341182231007

mamãe Chic

Dicas práticas, viagens com crianças

viagem em familia

Neste artigo irei compartilhar ideias e dicas práticas, viagens com crianças.

Olá, meu nome é Jenifer sou mamãe de 4 crianças com idades de 6,4,2 e 1 ano de idade. Apesar da “trabalheira”, e dos perrengues…rsrsrs isto não nos atrapalha e a gente sempre está pegando a estrada com eles. Eles amam muito e este momento de viagens sempre ficarão na memória e nos coraçõezinhos de cada um. É impressionante como eles guardam aquele momento em família, ainda que seja simples e com coisas simples, o importante é aquele tempo de qualidade e muito carinho em  família.

Viagens com crianças

 

Segue algumas dicas que acho que poderá facilitar e diminuir todo possível estresse da sua viagem.

  • Planejamento da viagem

Este é o ponto de partida. Para viajar com crianças, é necessário sim um planejamento. Sempre é bom pensar no que será mais fácil e melhor para elas, e não tantas vezes para nós. Pois se a criança estranhar a viagem, acredito que todos sairão perdendo e poderá gerar muito estresse, até mesmo falta de paciência.

Se for uma viagem que a família está decidindo onde passar férias, será bem mais fácil escolher e até excluir opções que não se adequam à família. Agora, se for uma viagem de urgência, ainda dá sim para considerar vários pontos, porém é sempre bom lembrar de tentar minimizar o que poderia estressar a criança ao máximo. Deixe as crianças participarem na escolha das atividades e destinos, dentro do possível. Isso aumenta o entusiasmo delas pela viagem. Se possível estude o local junto com a criança, a história, comidas típicas, isso é maravilhoso.

  1. Destino

Procure verificar se o destino escolhido cabe uma família com criança. As vezes podemos escolher algum destino que combine mais com o casal, algo mais de “lua de mel”, algo romântico, e esquecemos que a criança poderá ficar entediada sem ter uma opção que tenha atividades infantis. É muito importante verificar se o destino tenha recreação, e opções para famílias.

      2. Transporte

Essa dica é valiosa e muito importante. Muitas vezes não nos atentamos a este detalhe. Certa vez, quando tínhamos apenas um filho, decidimos ir para Porto de Galinhas – PE, um destino maravilhoso que oferece atividades para crianças. Porém, eu planejei tudo e esqueci de um detalhe: quanto tempo levaria o voo de onde estávamos até Recife, onde passaríamos uma noite antes de seguir para Porto de Galinhas. Este voo teve duração de 3 horas, com poltronas apertadas, e para completar, esqueci a chupeta que ele estava acostumado a usar para dormir. Meu Deus, ele chorou durante as 3 horas de voo. Fiquei muito preocupada, pois o voo estava lotado e, sem dúvida, isso atrapalhou muito todos os que estavam lá

Porto de Galinhas

 

Por isto, é bem importante calcular tempo , e como será o transporte. Opte por viajar de madrugada em viagens de avião, para viagens de carro opte viajar de madrugada ou um pouco antes da alvorada momento em que o céu começa a clarear com a luz do sol que está prestes a nascer, marcando o início de um novo dia. Se estiver viajando de carro, faça paradas regulares para que as crianças possam esticar as pernas, usar o banheiro e descansar um pouco. Assim , as crianças não viajaram tão cansadas e podem dormir boa parte da viagem. É sempre bom lembrar de não esquecer, chupetas, naninhas, cobertinhas com cheirinho próprio, isto ajuda a criança ou bebê se acalmar.

           3. Hospedagem

Conhece aquele ditado de que o barato sai caro? Pois bem, às vezes tentamos economizar em algumas coisas e acabamos perdendo em outras. É muito importante verificar o local onde irão pernoitar. Se é próximo de recursos como centros, farmácias, etc., e se é de fácil acesso e locomoção. Talvez você feche um hotel na praia, no meio do nada e sem alimentação inclusa. Como irão se alimentar? E mais importante, como vão alimentar a criança? Isso é muito importante. Se estiver ao seu alcance, procure fechar resorts ou hotéis com pelo menos café da manhã e almoço. Hotéis com recreação para crianças, piscina, tirolesa, hotel fazenda, brincadeiras. Não se esqueça de reservar berços no momento da reserva e verificar se há banheiras para dar banho em bebês. Não dá para carregar aquela banheira gigante pra baixo e pra cima.

Procure ver se há banheira no quarto também, vai ser bem útil, além de proporcionar memórias com os filhos na banheira, caso não tenha banheira em casa. Ao chegar na hospedagem, se for prédio, não se esqueça de conferir aberturas e trancas de janelas, para que não aconteça nenhum acidente. Atente-se também a locais com piscinas, jamais deixe crianças sozinhas em piscinas.

Vigem com crianças

 

      4. Prepare uma Mala Inteligente

Lembre-se a viagem começa antes, então não deixe para última hora a preparação de tudo, principalmente a preparação da mala. Se deixar em cima da hora, poderá ser estressante, além de ter boa chance de esquecer muitas coisas. Leve roupas extras, especialmente se estiver viajando para um lugar com clima instável. Não esqueça itens como fraldas, medicamentos, brinquedos favoritos e lanches saudáveis. Conforme for montando a mala , já coloque no carro ou separe em algum canto para que não esqueça a mesma.

Não precisa levar a casa toda, mas é bom pesquisar antes o clima para que não leve nada desnecessário. Leve uma necessear com água, sucos, frutas, assim você poderá economizar também na sua viagem, evitando de comoprar com preços bem mais caros, principalmente em hotéis. Aqui em casa, a gente sempre faz uma mini comprinha antes no atacarejo da cidade, compramos pela metade do preço e levamos para consumir durante a viagem, economizamos aí cerca de 300 reais, já é um valor de passeio, não acha? Não se esqueça das documentações também.

Roteiro por BH

       5.    Segurança em Primeiro Lugar

Essa Dicas práticas, viagens com crianças tem que estar na listagem,. Mantenha as crianças seguras em todos os momentos, seja ao atravessar a rua, explorar novos ambientes ou durante atividades de lazer. Aproveite o momento em família, lembre-se de que o objetivo principal é aproveitar o tempo juntos e criar memórias felizes, então relaxe e divirta-se! Mas bastante atenção e prudência nos passeios, parques e entretenimento, para que não tenha chances das crianças se machucarem.

        6.Mantenha uma Rotina

Tente manter uma rotina similar à da casa, principalmente com relação aos horários de sono e alimentação, para evitar que as crianças fiquem muito cansadas ou irritadas. Converse bastante com a criança antes, eles são extremamente inteligentes e vão entender a comunicação. Explique antes o que vai acontecer para que a criança não fique ansiosa demais.

Viajar com crianças pode ser uma experiência incrivelmente gratificante, mas também pode apresentar seus próprios desafios únicos. No entanto, com um pouco de planejamento e preparação adequados, é possível transformar até mesmo a viagem mais longa em uma aventura memorável para toda a família. Espero que tenham gostado das dicas práticas, viagens com crianças

Por Jenifer Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *